Redes sociais são redes de
relacionamento. Podem ser relações comerciais, pessoais ou por conhecimento.
Quando falo em “conhecimento”, são relações que você constrói por ter um tipo
de conhecimento e, por se posicionar como detentor deste, as pessoas criam
vínculos com você.
Falo isto, antes das
dicas, porque relações duradouras em nosso mercado começam muitas vezes por
este ponto: você compartilha seu conhecimento sobre transação imobiliária,
economia e sobre sua região de atuação, e as pessoas verão em você uma
autoridade no assunto – e com credibilidade!
Sabendo disto, podemos
esboçar 3 pontos de contato nas redes sociais em que você poderá encontrar
clientes (e, antes disto, inspirar confiança em pessoas a serem seus clientes).
O corretor mais
estruturado em sua profissão tende a atender um público específico, como por
exemplo, imóveis de médio padrão em uma determinada região da cidade, salas
comerciais para investidores, somente MCMV, alto padrão em lançamentos, etc.
Saber as intenções,
dificuldades e desejos dos clientes de cada um destes exemplos, vai lhe dar
entendimento do conteúdo que você desenvolverá e também qual rede social eles
tendem a estar.
O Linkedin, rede social
para questões profissionais, abriga um número elevado de investidores e
potenciais clientes de médio-alto e alto padrão. Logo, se seu cliente tem este
perfil, seu grande trunfo pode estar aqui.
Redes como Instagram e
Facebook possuem todos os perfis de clientes. Logo, o que vai fazer você
atingir seu público alvo, seu cliente, será o conteúdo que lhe interesse.
Em todas as redes, nunca
faça somente publicações comerciais. Nunca! Você deve construir essa relação
com base na troca, onde você vai fornecendo informação útil e real aos seus
contatos e eles, aos poucos, irão despertar confiança em você e a identificar
sua autoridade no assunto que se propõe.
Quando falo em promover
não falo em fazer publicações em exagero, várias vezes por dia e na semana. Mas
sim fazer menos publicações e de maior qualidade e, muito importante, investir
impulsionando estas postagens.
O Facebook, por exemplo,
entrega suas postagens para talvez nem 2% de quem curte sua página, obrigando
você a pagar para ser visto. Logo, se você quer atingir seu próprio público e
conquistar novas pessoas, você precisa investir – e investir com sabedoria.
Quando você sabe quem é
seu cliente, você consegue traçar um perfil de quem ele é e assim qualificar
toda sua estratégia. Um investidor pode estar entre uma idade de 35 e 50 anos,
gostar de assuntos ligados a economia, viagens, bens de alto custo, etc.
Já uma pessoa que procura
uma casa para morar porque vai casar, você pode impactar ela com suas
publicações segmentando pessoas que noivaram nos últimos meses ou que casaram
recentemente.
Por isto, inteligência e
estratégia são essenciais para você encontrar seu cliente – na verdade, seu
cliente futuro ver você como autoridade e de credibilidade.
Conheça seu cliente para
saber “onde frequenta” e com isto, construa conteúdo que o interesse e, nas
redes sociais corretas, se faça ser visto por ele com segmentação correta e
precisa dos anúncios.
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