Ler mais é uma promessa constante entre as resoluções de ano
novo de muita gente. Mas o que ler? Sete profissionais do mercado imobiliário
apresentam indicações de livros relacionados ao setor para quem quiser se
aprofundar no tema e explorar o presente e o futuro dos imóveis no mundo. De
obras que tratam da rotina das pessoas nas cidades a processos construtivos e
até histórias ficcionais, confira as dicas:
Felipe Chukr, CEO da
incorporadora Arqos
Livro: Cidades para pessoas (2010)
Autor: Jan Gehl
“O livro é de autoria do arquiteto dinamarquês Jan Gehl, um
dos maiores especialistas em urbanismo e espaços públicos do mundo. Na obra,
Gehl apresenta ideias interessantes sobre como tornar as cidades mais humanas,
sustentáveis e agradáveis para as pessoas que nelas vivem.
É uma leitura interessante para quem deseja entender como as
cidades podem ser projetadas para atender às necessidades humanas, indo além do
óbvio. Para mim, que acredito na cidade de 15 minutos, na segurança sem muros,
na preservação dos recursos naturais, no contato com a natureza, da mobilidade
sem emissões e na necessidade de deixar um legado para a cidade, fez todo o
sentido.
O livro também é uma das referências que me inspirou na
concepção do projeto de um bairro em uma área de 600 mil metros quadrados na
região de Alphaville e Tamboré”.
Flávio Guerra,
vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de
Minas Gerais (Sinduscon-MG)
Livro: Manual de Bairros Planejados (2022)
Autor: ADIT Brasil
“O Manual de Bairros Planejados, da ADIT Brasil, é leitura
obrigatória para quem quer desenvolver empreendimentos para as pessoas. O
bairro verdadeiramente planejado visa facilitar a vida do morador ou usuário do
bairro, com lotes de tamanhos variados, incentivando o comércio local, com
praças, equipamentos para crianças e idosos, espaços públicos adequados e
espaços verdes. Na minha visão, o bairro planejado valoriza a região como um
todo, exercendo protagonismo junto aos bairros vizinhos existentes”.
Bruno Fabbriani, fundador
e CEO da B. Fabbriani
Livro: Escrito nas estrelas (1992)
Autor: Sidney Sheldon
“Baseada em fatos reais, a história envolve o mercado
imobiliário, mas de maneira ‘romantizada’. Uma mulher que começou do zero e fez
sucesso no mercado imobiliário dos EUA. O livro demonstra as oportunidades que
possuímos se estivermos dispostos a se dedicar de forma absoluta ao negócio”.
Ana Paula Romano,
diretora de marketing da SKR
Livro: Desmarketize-se (2023)
Autor: João Branco
“O livro traz um novo olhar para o marketing, não apenas no
mercado imobiliário. A obra traz dados estatísticos e pesquisas recentes, que
revelam que 9 entre 10 entrevistados desejam uma mudança na forma de se fazer
propaganda. É o fim do marketing como nós conhecemos. Essa nova forma de impactar
os clientes é um assunto que nos tira da zona de conforto e, claro, nos obriga
a atuar de maneira muito mais criativa e inovadora”.
Arthur Malcon,
Diretor Comercial do QuintoAndar
Livro: The Real Estate Game (1999)
Autor: William J. Poorvu
“O professor Poorvu é um ícone da indústria imobiliária
americana. Tive a sorte de aprender com ele e, desde então, li e reli algumas
vezes este livro. É uma obra que traz diversos conceitos práticos sobre geração
de valor neste mercado, contando com cases reais vividos pelo guru. É uma ótima
leitura para todos os interessados no segmento, especialmente aqueles que
querem iniciar no mundo de investimentos imobiliários”.
Gustavo Félix de
Moraes, CEO da RNI
Livro: O Empreendedor Minimalista (2022)
Autor: Sahil Lavingia
“O livro oferece uma visão prática e alinhada com a
realidade dos negócios. A discussão sobre a integração de tecnologia,
otimização e estruturas simples ressoa profundamente com a nossa atualidade. O
livro destaca como esses elementos podem transformar a eficiência operacional,
ressaltando ainda como a simplicidade pode ser uma vantagem competitiva,
potencializando e promovendo uma gestão de marketing mais eficiente e
estratégica”.
Allan Paladino, CEO
da Lastro
ivro: A Natureza do mercado imobiliário (2023)
Autor: Daniel Claudino
“O livro ‘A Natureza do Mercado Imobiliário’, de Daniel
Claudino, destaca-se como uma obra singular, proporcionando uma visão
abrangente do setor ao equilibrar de maneira excepcional teoria e prática.
Explorando detalhes minuciosos, o autor oferece uma compreensão valiosa do
mundo real do mercado imobiliário, tornando-se uma escolha ideal para quem
busca uma introdução esclarecedora sobre o tema. Vale ressaltar que o foco da
obra está mais voltado para o cenário imobiliário do que para incorporação ou
investimentos específicos em imóveis.
Ao costurar conceitos relevantes de empreendedorismo com
insights provenientes de empresários e profissionais renomados no cenário
nacional, o autor proporciona uma leitura envolvente que evidencia os
principais desafios de gestão enfrentados atualmente”.
Fonte: imoveis.estadao.com.br
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail