Por vezes é muito tentador
a ideia de trabalhar sozinho, administrar tudo do seu jeito e também, é claro,
ter a comissão inteira para si. Mas atrás dessa aparente possibilidade de maior
liberdade de trabalho e de mais rendimentos está uma armadilha: você precisa
captar, vender, gerenciar processos, gerenciar infraestrutura, tudo ao mesmo
tempo.
Dá para ser um exército de
um homem só? Dá. Mas você é um soldado sem cobertura. E é essa “cobertura” que
uma imobiliária pode oferecer aos seus associados.
Certamente
um dos maiores benefícios de estar atuando junto a uma imobiliária. Ter um
portfólio de imóveis variado, com boa cobertura pela cidade, é essencial para
aumentar sua possibilidade de venda.
Se você
estivesse trabalhando sozinho, teria que ir a campo para captar seus imóveis e
ter seu portfólio de 20, 30 imóveis talvez – e com bastante esforço. E outro
ponto que conta aqui é, enquanto você vai à campo para captar, não está com
100% de sua atenção para a venda – e quando vende um imóvel, é uma
possibilidade a menos para apresentar.
Claro que
você pode pesquisar imóveis na internet para achar um que seu cliente comprador
queira, tentar descobrir o proprietário e fazer a captação. Ou ainda tentar
localizar o corretor que o agenciou ou a imobiliária e tentar fazer uma
parceria para a venda. Porém, este é outro esforço que você terá que fazer para
garantir a venda e o cliente satisfeito.
É bem melhor
quando você está numa estrutura que conta com centenas de imóveis. Dando tempo
para você dar atenção às vendas e captando também, mas sem pressão exacerbada.
A
imobiliária possui maior ponto de contato com o mercado de clientes. São
placas, publicidade, uma fachada na rua, outros corretores, colaboradores.
Todos estes pontos atraem as pessoas a irem, ligarem, acessarem o site, para
fazer negócio. E sempre tem uma roleta de atendimento, não é? Aí que mora o
benefício.
Por mais
que o cliente não vá procurar por você especificamente, sempre vai chegar sua
vez de atender. E também tem o poder de autoridade e credibilidade que o nome
da imobiliária pode agregar ao seu nome no mercado quando se apresenta a um
cliente que não lhe conhece, mas que conhece a empresa com quem atua, quando
deixa seu cartão de visitas, envia um email, qualquer tipo de comunicação, em
que você vá dispor seu nome junto ao da imobiliária.
Certamente
você tem este conhecimento sobre os tramites legais da transação imobiliária.
Aliás, você é obrigado a saber, nossa profissão exige isto. Porém, saber e
gerenciar o processo todo são coisas distintas.
Nem todas
as imobiliárias possuem um setor jurídico de suporte, que vá desenvolver
contratos ou analisa-los ao menos, que monte as pastas de documentação, lhe
deem auxílio no checklist, etc.
Tem
corretores que preferem fazer tudo por conta própria. O que é bom, pois esse
contato com o cliente é extremamente saudável para a relação corretor-cliente
que está se construindo. Mas uma ajudinha para desafogar a rotina é sempre bem
vinda.
Você tem a
chance do contato com corretores mais experientes, aprender muito com eles.
Aprender também com situações que ocorrem no dia a dia de seus colegas naquele
bate-papo no cafezinho ou no almoço.
Tem ainda
as reuniões de equipe onde se atualiza sobre o mercado, que se contam casos de
vendas de sucesso e as que fracassaram.
É muito
material intelectual e humano a absorver e compartilhar para elevar o seu nível
profissional.
Não menos importante que os demais, mas é sempre bom ter folhas para imprimir, um café para tomar, internet disponível, scanner que funcione, copiadora.
São coisas “corriqueiras”, parecem pequenas, mas são essenciais e indispensáveis para você atuar bem.
Sempre pondere estes pontos antes de partir para uma carreira solo no mercado. É tentadora a ideia, todos sabemos. Pode dar certo isso, pode sim. Mas uma andorinha só não faz verão, afinal.
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